PROJETO DE LEI EXECUTIVO: 0022/2017

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Autor: PREFEITO MUNICIPAL GADYEL GONÇALVES
Data: 21/06/2017
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Ementa

DISPÕE SOBRE O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL NOS TERMOS DO ART. 31DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ARTIGO 59 DA LEI COMPLEMENTAR Nº. 101/2000 E LEI MUNICIPAL Nº. 1082/2017, CRIA A UNIDADE DE CONTROLE INTERNO DO MUNICÍPIO E DA OUTRAS PROVIDENCIAS.

Justificativa

PROJETO DE LEI Nº.22/2017

DISPÕE SOBRE O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL NOS TERMOS DO ART. 31DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ARTIGO 59 DA LEI COMPLEMENTAR Nº. 101/2000 E LEI MUNICIPAL Nº. 1082/2017, CRIA A UNIDADE DE CONTROLE INTERNO DO MUNICÍPIO E DA OUTRAS PROVIDENCIAS.

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO BENEDITO APROVOU E EU, GADYEL GONÇALVES DE AGUIAR PAULA, PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO BENEDITO, NO USO DAS ATRIBUIÇÕES QUE ME CONFERE A LEI ORGÂNICA E APLICANDO O PARÁGRAFO ÚNICO, DO ART. 3º., DA LEI Nº. 1082/2017, SANCIONO E PROMULGO A SEGUINTE LEI:

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

ARTIGO 1º - ESTA LEI ESTABELECE NORMAS GERAIS SOBRE CONTROLE, FISCALIZAÇÃO E AUDITORIA DO MUNICÍPIO DE SÃO BENEDITO, ORGANIZADA SOB A FORMA DE SISTEMA DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL, ESPECIALMENTE NOS TERMOS DO ARTIGO 31 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ARTIGO 59 DA LEI COMPLEMENTAR Nº 101/2000 E LEI MUNICIPAL Nº. 1082/2017, DEVENDO SE CONSTITUIR EM SISTEMA ESTRUTURADO PARA MITIGAR RISCOS E PROPORCIONAR MAIOR SEGURANÇA NA CONSECUÇÃO DE OBJETIVOS E METAS INSTITUCIONAIS, ATENDENDO AOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E BUSCANDO AUFERIR:

A) A EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE OPERACIONAL, MEDIANTE EXECUÇÃO ORDENADA, ÉTICA E ECONÔMICA DAS OPERAÇÕES;

B) A INTEGRIDADE, CONFIABILIDADE E DISPONIBILIDADE DAS INFORMAÇÕES PRODUZIDAS PARA A TOMADA DE DECISÃO E PARA A PRESTAÇÃO DE CONTAS;

C) A CONFORMIDADE DE APLICAÇÃO DAS LEIS, REGULAMENTOS, NORMAS, POLÍTICAS, PROGRAMAS, PLANOS E PROCEDIMENTOS DE GOVERNO E DA INSTITUIÇÃO;

D) A ADEQUADA SALVAGUARDA E PROTEÇÃO DE BENS, ATIVOS E RECURSOS PÚBLICOS CONTRA DESPERDÍCIO, PERDA, MAU USO, DANO, UTILIZAÇÃO NÃO AUTORIZADA OU APROPRIAÇÃO INDEVIDA.

ARTIGO 2º - PARA OS FINS DESTA LEI, CONSIDERA-SE:

A) CONTROLE INTERNO: CONJUNTO DE RECURSOS, MÉTODOS E PROCESSOS ADOTADOS PELA PRÓPRIA GERÊNCIA DO SETOR PÚBLICO, COM A FINALIDADE DE COMPROVAR FATOS, IMPEDIR ERROS, FRAUDES E A INEFICIÊNCIA;

B) SISTEMA DE CONTROLE INTERNO: CONJUNTO DE UNIDADES TÉCNICAS, ARTICULADAS A PARTIR DE UMA UNIDADE CENTRAL DE COORDENAÇÃO, ORIENTADAS PARA O DESEMPENHO DAS ATRIBUIÇÕES DE CONTROLE INTERNO.

C) AUDITORIA: MINUCIOSO EXAME TOTAL, PARCIAL OU PONTUAL DOS ATOS ADMINISTRATIVOS E FATOS CONTÁBEIS, COM A FINALIDADE DE IDENTIFICAR SE AS OPERAÇÕES FORAM REALIZADAS DE MANEIRA APROPRIADA E REGISTRADAS DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES E NORMAS LEGAIS E SE DARÁ DE ACORDO COM AS NORMAS E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA.

CAPÍTULO II

DA FISCALIZAÇÃO MUNICIPAL E SUA ABRANGÊNCIA

ARTIGO 3º - A FISCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO SERÁ EXERCIDA PELO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO, COM ATUAÇÃO PRÉVIA, CONCOMITANTE E POSTERIOR AOS ATOS ADMINISTRATIVOS, OBJETIVARÁ À AVALIAÇÃO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL E DA GESTÃO FISCAL DOS ADMINISTRADORES, POR INTERMÉDIO DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA, ORÇAMENTÁRIA, OPERACIONAL E PATRIMONIAL, QUANTO À LEGALIDADE, LEGITIMIDADE, ECONOMICIDADE, APLICAÇÃO DAS SUBVENÇÕES E RENÚNCIA DE RECEITAS.

ARTIGO 4º- TODOS OS ÓRGÃOS E OS AGENTES PÚBLICOS DOS PODERES EXECUTIVO (ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA) INTEGRAM O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL, SENDO AS SEGUINTES ÁREAS A SEREM ABRANGIDAS, SEM PREJUÍZO DE OUTRAS QUE VENHAM A SURGIR:

I - EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA:

A) CONTABILIDADE;

B) FINANÇAS;

C) RECEITA PÚBLICA;

D) CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS E ADICIONAIS;

E) DESPESA PÚBLICA.

II - ATOS DE PESSOAL;

III - BENS PATRIMONIAIS;

IV - ALMOXARIFADO;

V - CONTROLE DE FROTA E COMBUSTÍVEL;

VI - LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONVÊNIOS;

VII - OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA;

VIII - OPERAÇÕES DE CRÉDITO;

IX - SUPRIMENTO DE FUNDOS, ADIANTAMENTO, CARTÕES CORPORATIVOS;

X - DOAÇÕES, SUBVENÇÕES, AUXÍLIOS, CONTRIBUIÇÕES CONCEDIDAS;

XI - GESTÃO FISCAL;

XII - TRANSPARÊNCIA.

CAPÍTULO III

DA CRIAÇÃO DA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO E SUA FINALIDADE

ARTIGO 5.º - FICA CRIADA A CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO - CGM, INTEGRANDO A UNIDADE ORÇAMENTÁRIA DO GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL, EM NÍVEL DE ASSESSORAMENTO, COM OBJETIVO DE EXECUTAR AS ATIVIDADES DE CONTROLE MUNICIPAL, ALICERÇADO NA REALIZAÇÃO DE AUDITORIAS, COM A FINALIDADE DE:

I - VERIFICAR A REGULARIDADE DA PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA, AVALIANDO O CUMPRIMENTO DAS METAS PREVISTAS NO PLANO PLURIANUAL, A EXECUÇÃO DOS PROGRAMAS DE GOVERNO E DO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO, NO MÍNIMO UMA VEZ POR ANO;

II - COMPROVAR A LEGALIDADE E AVALIAR OS RESULTADOS, QUANTO À EFICÁCIA, EFICIÊNCIA, ECONOMICIDADE E EFETIVIDADE DA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E PATRIMONIAL NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA MUNICIPAL, BEM COMO DA APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS POR ENTIDADES DE DIREITO PRIVADO;

III - EXERCER O CONTROLE DAS OPERAÇÕES DE CRÉDITO, AVAIS E GARANTIAS, BEM COMO DOS DIREITOS E HAVERES DO MUNICÍPIO;

IV - APOIAR O CONTROLE EXTERNO NO EXERCÍCIO DE SUA MISSÃO INSTITUCIONAL.

V - EXAMINAR A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL E A DOCUMENTAÇÃO A ELA CORRESPONDENTE;

VI - EXAMINAR AS FASES DE EXECUÇÃO DA DESPESA, INCLUSIVE VERIFICANDO A REGULARIDADE DAS LICITAÇÕES E CONTRATOS, SOB OS ASPECTOS DA LEGALIDADE, LEGITIMIDADE, ECONOMICIDADE E RAZOABILIDADE;

VII - EXERCER O CONTROLE SOBRE A EXECUÇÃO DA RECEITA BEM COMO AS OPERAÇÕES DE CRÉDITO, EMISSÃO DE TÍTULOS E VERIFICAÇÃO DOS DEPÓSITOS DE CAUÇÕES E FIANÇAS;

VIII - EXERCER O CONTROLE SOBRE OS CRÉDITOS ADICIONAIS BEM COMO A CONTA RESTOS A PAGAR E DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES;

IX - ACOMPANHAR A CONTABILIZAÇÃO DOS RECURSOS PROVENIENTES DE CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIOS E EXAMINANDO AS DESPESAS CORRESPONDENTES, NA FORMA DO INCISO V DESTE ARTIGO.

X- SUPERVISIONAR AS MEDIDAS ADOTADAS PELOS PODERES EXECUTIVO PARA O RETORNO DA DESPESA TOTAL COM PESSOAL AO RESPECTIVO LIMITE, NOS TERMOS DOS ARTIGOS 22 E 23 DA LEI Nº 101/2000, CASO HAJA NECESSIDADE;

XI - REALIZAR O CONTROLE DOS LIMITES E DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO DE RESTOS A PAGAR, PROCESSADOS OU NÃO;

XII - REALIZAR O CONTROLE DA DESTINAÇÃO DE RECURSOS OBTIDOS COM A ALIENAÇÃO DE ATIVOS, DE ACORDO COM AS RESTRIÇÕES IMPOSTAS PELA LEI COMPLEMENTAR Nº 101/2000;

XIII - CONTROLAR O ALCANCE DO ATINGIMENTO DAS METAS FISCAIS DOS RESULTADOS PRIMÁRIO E NOMINAL;

XIV - ACOMPANHAR O ATINGIMENTO DOS ÍNDICES FIXADOS PARA A EDUCAÇÃO E A SAÚDE, ESTABELECIDOS PELAS EMENDAS CONSTITUCIONAIS Nº S 14/1998 E 29/2000, RESPECTIVAMENTE;

XV - ACOMPANHAR, PARA FINS DE POSTERIOR REGISTRO NO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS, OS ATOS DE ADMISSÃO DE PESSOAL, A QUALQUER TÍTULO, NA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA MUNICIPAL, INCLUÍDAS AS FUNDAÇÕES INSTITUÍDAS OU MANTIDAS PELO PODER PÚBLICO MUNICIPAL, EXCETUADAS AS NOMEAÇÕES PARA CARGO DE PROVIMENTO EM COMISSÃO E DESIGNAÇÕES PARA FUNÇÃO GRATIFICADA;

XVI - VERIFICAR OS ATOS DE APOSENTADORIA PARA POSTERIOR REGISTRO NO TRIBUNAL DE CONTAS.

XVII - REALIZAR OUTRAS ATIVIDADES DE MANUTENÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO, INCLUSIVE QUANDO DA EDIÇÃO DE LEIS, REGULAMENTOS E ORIENTAÇÕES.

CAPÍTULO IV

DA DIREÇÃO DA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

ARTIGO 6º. A CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO - CGM SERÁ DIRIGIDA POR UM CONTROLADOR E SE MANIFESTARÁ ATRAVÉS DE RELATÓRIOS, AUDITORIAS, INSPEÇÕES, PARECERES E OUTROS PRONUNCIAMENTOS VOLTADOS A IDENTIFICAR E SANAR AS POSSÍVEIS IRREGULARIDADES.

ARTIGO 7º - COMO FORMA DE AMPLIAR E INTEGRAR A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO FICAM CRIADAS AS UNIDADES SECCIONAIS DA CGM, QUE SÃO SERVIÇOS DE CONTROLE SUJEITOS À ORIENTAÇÃO NORMATIVA E À SUPERVISÃO TÉCNICA DO ÓRGÃO CENTRAL DO SISTEMA, COM, NO MÍNIMO, UM REPRESENTANTE EM CADA SETOR, DEPARTAMENTO OU UNIDADE ORÇAMENTÁRIA MUNICIPAL.

ARTIGO 8º - NO DESEMPENHO DE SUAS ATRIBUIÇÕES CONSTITUCIONAIS E AS PREVISTAS NESTA LEI, O CONTROLADOR DA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO PODERÁ EMITIR INSTRUÇÕES NORMATIVAS, DE OBSERVÂNCIA OBRIGATÓRIA NO MUNICÍPIO, COM A FINALIDADE DE ESTABELECER A PADRONIZAÇÃO SOBRE A FORMA DE CONTROLE INTERNO E ESCLARECER AS DÚVIDAS EXISTENTES.

ARTIGO 9º - PARA ASSEGURAR A EFICÁCIA DO CONTROLE INTERNO, A CGM EFETUARÁ AINDA A FISCALIZAÇÃO DOS ATOS E CONTRATOS DA ADMINISTRAÇÃO DE QUE RESULTEM RECEITA OU DESPESA, MEDIANTE TÉCNICAS ESTABELECIDAS PELAS NORMAS E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA, ESPECIALMENTE AQUELAS ESTABELECIDAS NA RESOLUÇÃO CFC 780, DE 24 DE MARÇO DE 1995.

PARÁGRAFO ÚNICO - PARA O PERFEITO CUMPRIMENTO DO DISPOSTO NESTE ARTIGO, OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA DO MUNICÍPIO DEVERÃO ENCAMINHAR À CGM IMEDIATAMENTE APÓS A CONCLUSÃO/PUBLICAÇÃO OS SEGUINTES ATOS, NO QUE COUBER:

I - A LEI E ANEXOS RELATIVOS: AO PLANO PLURIANUAL, À LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS, À LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL E À DOCUMENTAÇÃO REFERENTE À ABERTURA DE TODOS OS CRÉDITOS ADICIONAIS;

II - O ORGANOGRAMA MUNICIPAL ATUALIZADO;

III - OS EDITAIS DE LICITAÇÃO OU CONTRATOS, INCLUSIVE ADMINISTRATIVOS, OS CONVÊNIOS, ACORDOS, AJUSTES OU OUTROS INSTRUMENTOS CONGÊNERES;

IV - OS NOMES DE TODOS OS RESPONSÁVEIS PELOS SETORES DA PREFEITURA, CONFORME ORGANOGRAMA APROVADO PELO CHEFE DO EXECUTIVO;

V - OS CONCURSOS REALIZADOS E AS ADMISSÕES REALIZADAS A QUALQUER TÍTULO;

VI - OS NOMES DOS RESPONSÁVEIS PELOS SETORES E DEPARTAMENTOS DE CADA ENTIDADE MUNICIPAL, QUER DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA OU INDIRETA

VII - O PLANO DE AÇÃO ADMINISTRATIVA DE CADA DEPARTAMENTO OU UNIDADE ORÇAMENTÁRIA.

CAPÍTULO V

DA APURAÇÃO DE IRREGULARIDADES E RESPONSABILIDADES

ARTIGO. 11 - VERIFICADA A ILEGALIDADE DE ATO(S) OU CONTRATO(S), A CGM DE IMEDIATO DARÁ CIÊNCIA AO CHEFE DO EXECUTIVO E COMUNICARÁ TAMBÉM AO RESPONSÁVEL, A FIM DE QUE O MESMO ADOTE AS PROVIDÊNCIAS E ESCLARECIMENTOS NECESSÁRIOS AO EXATO CUMPRIMENTO DA LEI, FAZENDO INDICAÇÃO EXPRESSA DOS DISPOSITIVOS A SEREM OBSERVADOS.

A. NÃO HAVENDO A REGULARIZAÇÃO RELATIVA A IRREGULARIDADES OU ILEGALIDADES, OU NÃO SENDO OS ESCLARECIMENTOS APRESENTADOS COMO SUFICIENTES PARA ELIDI-LAS, O FATO SERÁ DOCUMENTADO E LEVADO AO CONHECIMENTO DO PREFEITO MUNICIPAL E ARQUIVADO, FICANDO À DISPOSIÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO ESTADO DO CEARÁ.

B. EM CASO DA NÃO-TOMADA DE PROVIDÊNCIAS PELO PREFEITO MUNICIPAL PARA A REGULARIZAÇÃO DA SITUAÇÃO APONTADA EM 60 ( SESSENTA) DIAS, A CGM COMUNICARÁ EM 15 ( QUINZE) DIAS O FATO AO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ, NOS TERMOS DE DISCIPLINAMENTO PRÓPRIO EDITADO PELA CORTE DE CONTAS, SOB PENA DE RESPONSABILIZAÇÃO SOLIDÁRIA.

CAPITULO VI

DO APOIO AO CONTROLE EXTERNO

ARTIGO. 12 - NO APOIO AO CONTROLE EXTERNO, A CGM DEVERÁ EXERCER, DENTRE OUTRAS, AS SEGUINTES ATIVIDADES:

I - ORGANIZAR E EXECUTAR, POR INICIATIVA PRÓPRIA OU POR SOLICITAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS, A PROGRAMAÇÃO TRIMESTRAL DE AUDITORIA CONTÁBIL, FINANCEIRA, ORÇAMENTÁRIA, OPERACIONAL E PATRIMONIAL NAS UNIDADES ADMINISTRATIVAS SOB SEU CONTROLE, MANTENDO A DOCUMENTAÇÃO E RELATÓRIO ORGANIZADOS; ESPECIALMENTE PARA VERIFICAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO;

II - REALIZAR AUDITORIAS NAS CONTAS DOS RESPONSÁVEIS SOB SEU CONTROLE, EMITINDO RELATÓRIOS, RECOMENDAÇÕES E PARECER.

ARTIGO 13 - OS RESPONSÁVEIS PELO CONTROLE INTERNO AO TOMAREM CONHECIMENTO DE QUALQUER IRREGULARIDADE OU ILEGALIDADE, DELA DARÃO CIÊNCIA, DE IMEDIATO, AO CONTROLADOR E ESTE AO PREFEITO MUNICIPAL PARA ADOÇÃO DAS MEDIDAS LEGAIS CABÍVEIS, SOB PENA DE RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA.

1º - NA COMUNICAÇÃO AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO, O COORDENADOR INDICARÁ AS PROVIDÊNCIAS QUE PODERÃO SER ADOTADAS PARA:

I - CORRIGIR A ILEGALIDADE OU IRREGULARIDADE APURADA;

II - RESSARCIR O EVENTUAL DANO CAUSADO AO ERÁRIO;

III - EVITAR OCORRÊNCIAS SEMELHANTES.

2º - VERIFICADA PELO CHEFE DO EXECUTIVO, ATRAVÉS DE INSPEÇÃO, AUDITORIA, IRREGULARIDADE OU ILEGALIDADE QUE NÃO TENHAM SIDO DADO CIÊNCIA TEMPESTIVAMENTE E PROVADA A OMISSÃO, O CONTROLADOR, NA QUALIDADE DE RESPONSÁVEL SOLIDÁRIO, FICARÁ SUJEITO ÀS SANÇÕES PREVISTAS EM LEI.

CAPÍTULO VII

DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

ARTIGO 14. O CONTROLADOR DEVERÁ ENCAMINHAR A CADA 03 (TRÊS) MESES RELATÓRIO GERAL DE ATIVIDADES AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO.

CAPÍTULO VIII

DO RECRUTAMENTO, INSTITUIÇÃO DE FUNÇÃO DE CONFIANÇA E LOTAÇÃO DE SERVIDORES NA UNIDADE DE CONTROLE INTERNO

ARTIGO. 15. LEI ESPECÍFICA DISPORÁ SOBRE A INSTITUIÇÃO DA FUNÇÃO DE CONFIANÇA DA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO, AS RESPECTIVAS ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÃO.

1º. É VEDADA A LOTAÇÃO DE QUALQUER SERVIDOR COM CARGO COMISSIONADO PARA EXERCER ATIVIDADES NA CGE;

2º. A DESIGNAÇÃO DA FUNÇÃO DE CONFIANÇA DE QUE TRATA ESTE ARTIGO CABERÁ UNICAMENTE AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, DENTRE OS SERVIDORES DE PROVIMENTO EFETIVO QUE DISPONHAM DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL PARA O EXERCÍCIO DO CARGO, ATÉ QUE LEI COMPLEMENTAR FEDERAL DISPONHA SOBRE AS REGRAS GERAIS DE ESCOLHA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS RECURSOS HUMANOS DO MUNICÍPIO MEDIANTE A SEGUINTE ORDEM DE PREFERÊNCIA:

I - NÍVEL SUPERIOR NA ÁREA DAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS

II - DETENTOR DE MAIOR TEMPO DE TRABALHO NA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO;

III - DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E ESTUDOS TÉCNICOS DE RECONHECIDA UTILIDADE PARA O MUNICÍPIO;

IV - MAIOR TEMPO DE EXPERIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

2º. NÃO PODERÃO SER DESIGNADOS PARA O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO DE QUE TRATA O CAPUT OS SERVIDORES QUE:

I - SEJAM CONTRATADOS POR EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO;

II - ESTIVEREM EM ESTÁGIO PROBATÓRIO;

III - TIVEREM SOFRIDO PENALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, CIVIL OU PENAL TRANSITADA EM JULGADO;

IV - REALIZEM ATIVIDADE POLÍTICO-PARTIDÁRIA;

V - EXERÇAM, CONCOMITANTEMENTE COM A ATIVIDADE PÚBLICA, QUALQUER OUTRA ATIVIDADE PROFISSIONAL.

3º. CONSTITUI EXCEÇÃO À REGRA PREVISTA NO PARÁGRAFO ANTERIOR, INCISO II, QUANDO SE IMPOR A REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO PARA INVESTIDURA EM CARGO NECESSÁRIO À COMPOSIÇÃO DA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO.

4º. EM CASO DE A CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO SER FORMADA POR APENAS UM PROFISSIONAL, ESTE DEVERÁ POSSUIR FORMAÇÃO ACADÊMICA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E POSSUIR REGISTRO REGULAR NO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE.

5º. EM CASO DE A CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO SER INTEGRADA POR MAIS DE UM SERVIDOR, NECESSARIAMENTE O RESPONSÁVEL PELA ANÁLISE E VERIFICAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES E OPERAÇÕES CONTÁBEIS DEVERÁ POSSUIR CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E REGISTRO PROFISSIONAL NO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE.

CAPÍTULO IX

DAS GARANTIAS DOS INTEGRANTES DA UNIDADE DE CONTROLE INTERNO

ARTIGO 16. CONSTITUI-SE EM GARANTIAS DO OCUPANTE DA FUNÇÃO DE CONTROLADOR DA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO E DOS SERVIDORES QUE INTEGRAREM A UNIDADE:

I - INDEPENDÊNCIA PROFISSIONAL PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES NA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA;

II - O ACESSO A QUAISQUER DOCUMENTOS, INFORMAÇÕES E BANCO DE DADOS INDISPENSÁVEIS E NECESSÁRIOS AO EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES DE CONTROLE INTERNO;

III - A IMPOSSIBILIDADE DE DESTITUIÇÃO DA FUNÇÃO NO ÚLTIMO ANO DO MANDATO DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO ATÉ 30 DIAS APÓS A DATA DA ENTREGA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO DO ÚLTIMO ANO DO MANDATO AO PODER LEGISLATIVO.

1º. O AGENTE PÚBLICO QUE, POR AÇÃO OU OMISSÃO, CAUSAR EMBARAÇO, CONSTRANGIMENTO OU OBSTÁCULO À ATUAÇÃO DA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO NO DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES INSTITUCIONAIS, FICARÁ SUJEITO À PENA DE RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA, CIVIL E PENAL.

2º. QUANDO A DOCUMENTAÇÃO OU INFORMAÇÃO PREVISTA NO INCISO II DESTE ARTIGO ENVOLVER ASSUNTOS DE CARÁTER SIGILOSO, A CGM DEVERÁ DISPENSAR TRATAMENTO ESPECIAL DE ACORDO COM O ESTABELECIDO PELO CHEFE DO PODER EXECUTIVO.

3º. O SERVIDOR LOTADO NA CGM DEVERÁ GUARDAR SIGILO SOBRE DADOS E INFORMAÇÕES PERTINENTES AOS ASSUNTOS A QUE TIVER ACESSO EM DECORRÊNCIA DO EXERCÍCIO DE SUAS FUNÇÕES, UTILIZANDO OS, EXCLUSIVAMENTE, PARA A ELABORAÇÃO DE PARECERES E RELATÓRIOS DESTINADOS À AUTORIDADE COMPETENTE, SOB PENA DE RESPONSABILIDADE.

ARTIGO 17 - ALÉM DO PREFEITO E DO SECRETÁRIO DE FINANÇAS, O CONTROLADOR DA CGM ASSINARÁ CONJUNTAMENTE COM O RESPONSÁVEL PELA CONTABILIDADE O RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL, DE ACORDO COM O ART. 54 DA LEI 101/2000 - LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.

ARTIGO. 18 - O CONTROLADOR DA CGM FICA AUTORIZADO A REGULAMENTAR AS AÇÕES E ATIVIDADES DA CGM, ATRAVÉS DE INSTRUÇÕES OU ORIENTAÇÕES NORMATIVAS QUE DISCIPLINEM A FORMA DE SUA ATUAÇÃO E DEMAIS ORIENTAÇÕES.

CAPÍTULO X

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

ART. 19. O PODER EXECUTIVO ESTABELECERÁ, EM REGULAMENTO, A FORMA PELA QUAL QUALQUER CIDADÃO, SINDICATO OU ASSOCIAÇÃO, PODERÁ SER INFORMADO SOBRE OS DADOS OFICIAIS DO MUNICÍPIO RELATIVOS À EXECUÇÃO DOS ORÇAMENTOS.

ART. 20. OS SERVIDORES DA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DEVERÃO SER INCENTIVADOS A RECEBEREM TREINAMENTOS ESPECÍFICOS E PARTICIPARÃO, OBRIGATORIAMENTE:

I - DE QUALQUER PROCESSO DE EXPANSÃO DA INFORMATIZAÇÃO MUNICIPAL, COM VISTAS A PROCEDER À OTIMIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS SUBSISTEMAS DE CONTROLE INTERNO;

II - DO PROJETO À IMPLANTAÇÃO DO GERENCIAMENTO PELA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL MUNICIPAL;

III- DE CURSOS RELACIONADOS À SUA ÁREA DE ATUAÇÃO, NO MÍNIMO, 2 (DUAS) VEZES POR ANO ATÉ O FINAL DE 2018.

ART. 21. ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL, EM ??.. DE ??? DE 2017.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
21/06/2017 09:00:00 11ª (Décima Primeira) Sessão Ordinária do Legislatura (2017 - 2020) - 2ª Período (01/07/2017 à 31/12/2017) de 7 de Agosto de 2017 mais ORDEM DO DIA  RECEBIDO  ARQUIVADO 
07/08/2017 09:00:01 11ª (Décima Primeira) Sessão Ordinária do Legislatura (2017 - 2020) - 2ª Período (01/07/2017 à 31/12/2017) de 7 de Agosto de 2017 mais LEITURA DE MATÉRIAS  VOTAÇÃO  FAVORÁVEL 
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